JL
Login

Inicial
J.L AUTO PEÇAS
Empresa
Contato

Catálogo On-Line
Gauss
Correias Goodyear
Linha de Produtos
Schadek
Disco de Freio Bosch
Tambor de Freio Bosch
Luk, Ina, Fag
Molas Fabrini
Filtros Mann
Filtros Fran
Juntas Sabó
Pastilha de Freio

Links Úteis
Pesquisa de multas
Mecânico
Videos Técnicos
Pesquisa de Pontuação

Dica
Amortecedores
Substituição de Molas
Filtro de óleo não é tudo igual
Manutenção Preventiva
Filtro-Cuidados
GM
Motor Marea
Ford
Fiat
Volkswagem
Tabela de Memoria
Sistema de Arrefecimento
Flex - O que é?
Óleos Lubrificantes
Alinhamento das rodas
Freio - Cuidados

Filtro de óleo não é tudo igual

Que o carro é uma paixão para o povo brasileiro, todos sabem, principalmente as montadoras, pois desenvolvem modelos que vão de encontro a esta ansiedade do consumidor, suprir uma paixão!
Por isso, a engenharia nacional, uma das mais qualificadas do Mundo, empenha-se diariamente a desenvolver veículos bonitos, confortáveis, velozes, seguros, utilitários, robustos, econômicos e que não agridam o meio ambiente. Um carro é composto por aproximadamente 5 mil itens, os quais são projetados e testados nos mais modernos laboratórios por milhares de quilômetros, até finalmente ser incorporado ao carro que irá satisfazer a paixão do consumidor.
Um entre estes mais de 5 mil itens que passa por este processo de desenvolvimento é o filtro de óleo, fabricado pela Sogefi-FRAM. A empresa é a mais importante fornecedora das montadoras em sistemas de aspiração e elementos filtrantes. Para confirmar, basta ler na seção Mercado, onde estão listados os mais recentes lançamentos da indústria automotiva, os quais são equipados com produtos feitos em nossa empresa.
Por isso, quando uma montadora escolhe a Sogefi-FRAM para fornecer o equipamento original de um veículo, sabe que ela disponibiliza um verdadeiro exército de engenheiros e técnicos capacitados e qualificados, os quais se empenham 24 horas por dia para fazer o melhor.
E depois de todo este trabalho, o benefício chega também ao consumidor final, pois os produtos são disponibilizados ao mercado independente através da área de reposição. Então, não acredite nesse negócio que filtro de óleo é tudo a mesma coisa, e que um mesmo modelo serve para vários motores diferentes, porque também cada automóvel tem suas características e motor diferente. Todo carro precisa de um modelo de filtro de óleo específico.
Qual a finalidade do filtro de óleo?
Filtros de óleo lubrificante são componentes automotivos cuja finalidade é manter o óleo lubrificante dentro dos parâmetros necessários, que atendam redução do atrito, vedação, amortecimento, arrefecimento e detergência, protegendo assim componentes internos do motor através da lubrificação. Por isso o que parece ser um simples filtro de óleo é tão importante para preservar a vida útil do motor.
O filtro de óleo lubrificante tem por finalidade separar partículas que contaminam o óleo.
A queima interna do combustível resulta na formação de uma grande quantidade de carbono (carvão). Este carbono é diluído pela ação da detergência do óleo lubrificante, contaminando o mesmo, e as partículas metálicas são arrastadas até o filtro de óleo.
Mas ao passar pelo filtro de óleo esta ‘sujeira’ é retirada, e por isso ele é o responsável por manter as características do óleo dentro da sua vida útil estimada. O meio filtrante feito pela Sogefi-FRAM é construído com papel especial, tratado com resina fenólica, o que lhe confere maior resistência mecânica à fadiga (rasgamento).
A indústria montadora homologa filtros de óleo lubrificante em seus dinamômetros baseada nos fatores citados, portanto, para aumentar a durabilidade (vida útil) de um filtro original da montadora, é necessário aumentar a área de filtragem, o que requer aumento da altura, do diâmetro ou de ambos, ou aumentar-se a porosidade do papel, o que ocasionará menor capacidade de retenção de contaminantes comprometendo a qualidade de filtragem do óleo. Quando o filtro de óleo lubrificante entope (satura) surge o funcionamento da válvula de segurança que, ao abrir, permite a passagem do óleo sem filtrar. Este fator, embora seja de segurança, é indesejável pois, o motor é comprometido.
Há a válvula anti-retorno de óleo, cuja finalidade é evitar o refluxo do lubrificante para o cárter do motor quando desligado. Na próxima ignição, o óleo pressurizado pela válvula anti-retorno estará pronto para seu trabalho nos pontos necessários do motor.
Estas caraterísticas tecnológicas são desenvolvidas e aprimoradas através de muita pesquisa e trabalho conjunto com as fabricantes de veículos. Entendeu agora, porque filtro de óleo não é tudo igual?
Somente FILTROS FRAM protege as peças do motor, reduz gastos com manutenção e proporciona economia de combustível, pois a FRAM produz o equipamento original.



Produtos
Magneti Marelli
Bosch
Delphi
Compra-Dúvidas
Siemens
Produtos

Montadoras


JL Auto Peças
-----