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Substituição de Molas

Todo componente de suspensão é considerado um importante item de segurança.
Um dos mais importantes são as molas. Elas absorvem os impactos provocados por buracos e irregularidades do piso, além de garantir a altura, o eqüilíbrio e a estabilidade do veículo em curvas ou freadas. Para garantir sua segurança ao dirigir, é recomendado que se realize uma inspeção visual do estado das molas e do conjunto da suspensão a cada 10.000 km, substituindo as molas do veículo nas situações descritas abaixo:
 
1. Na troca dos amortecedores



Por quê?
Garante o bom desempenho da suspensão.
São as molas que absorvem os impactos e garantem o curso de trabalho dos amortecedores (altura do veículo), assegurando uma maior durabilidade aos mesmos.
Recomenda-se a substituição do conjunto mola/amortecedor entre 40.000 e 50.000 km rodados.

2. Se a pintura da mola estiver descascada



Sintoma
Sinal da presença de ferrugem
Conseqüência
A ferrugem destrói o tratamento dado ao aço da mola. Isto propicia o surgimento de microtrincas e conseqüentemente a quebra da mesma.

3. No arriamento do veículo



Sintoma
O veículo apresenta a frente ou traseira baixas em relação ao solo, ou mesmo desnível lateral.
Conseqüência
Alteração do curso da suspensão (amortecedor e batente).
Desgaste irregular dos pneus.
Desgaste prematuro dos amortecedores, batentes e coxins.
Impossibilidade de realizar o alinhamento (cambagem negativa).

4. Se elos ou espirais da mola estiverem batidos




Sintoma
Ocorre quando a mola perde parte da sua ação (carga), defletindo ao ponto de bater seus elos.
Conseqüência
Perda de estabilidade do veículo.
Batidas secas na suspensão.
Desgaste prematuro dos pneus, amortecedores, batentes, coxins e demais componentes da suspensão.

  5. Se os batentes estiverem danificados



Sintoma
As molas apresentam arriamento ou perdem a capacidade de absorver impactos.
Conseqüência
Batidas secas na suspensão.
Desgaste prematuro dos componentes da suspensão e pneus.
Trincas na estrutura do veículo.

6. Na quebra da mola



Sintoma
Ruptura de um dos elos da mola, provocando instantaneamente um desnível de altura no veículo.
Conseqüência
Grande probabilidade de perda de controle do veículo e perigo iminente de acidente.

Observações
Para evitar problemas em função de uma aplicação indevida das molas, alterando as características do veículo e comprometendo a sua durabilidade, verifique sempre os seguintes pontos antes de realizar a instalação:

• Ano e modelo
• Ar condicionado
• Transmissão automática
• Motorização
• Versões esportivas
• 2 ou 4 portas
• Veículos movidos a gás (GNV)
• Direção hidráulica (Fiat Siena)

Importante
As molas são montadas na suspensão sob pressão e devem ser aplicadas por profissionais qualificados que possuem o treinamento e as ferramentas adequadas para garantir uma instalação segura e a montagem correta.

Não corte os elos ou aqueça as molas com o objetivo de rebaixar o veículo. Este procedimento implica na perda da garantia e grande possibilidade de acidente, pois estas molas podem quebrar ou sair do alojamento da suspensão.

As embalagens das molas helicoidais Fabrini são recicláveis, após a inutilização das peças você pode encaminhá-las para o centro de reciclagem de sua cidade.

Constatado algum dos sintomas aqui mencionados, recomenda-se a troca imediata das molas.

A troca ideal se dá com a substituição das quatro peças, ou em último caso, aos pares (dianteiro ou traseiro).

O eqüilíbrio e estabilidade do veículo em curvas ou freadas está sujeito ao bom funcionamento do conjunto mola/amortecedor.

Até o momento não existe processo técnico comprovado para remanufatura ou recondicionamento de molas helicoidais.


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